Documentos

Era uma vez… A Pandemia pela Voz das Crianças

A pandemia de COVID-19 alterou radicalmente a nossa vida e as nossas rotinas. Da saúde ao isolamento e perda de afetos, foram várias as consequências da pandemia na vida e bem-estar das pessoas. As crianças não foram exceção. Este é um livro que nos apresenta não só as suas histórias, emoções, reflexões e aprendizagens, mas que nos guia pelo imaginário das crianças e que permite ver, aos olhos delas, o que poderia ter sido feito de diferente.

Para mais informações ou aquisição visite o link

Estudo “A Pandemia pela Voz das Crianças”

Em 2021, o Observatório Nacional em conjunto com a EAPN Portugal procurou analisar o impacto da crise sanitária na vida das crianças, colocando o enfoque no impacto produzido nas suas vivências, em dimensões objetivas e subjetivas do seu bem-estar psicológico. Pretendeu-se compreender quais as dimensões da sua vida onde as crianças percecionam maior impacto negativo e maior impacto positivo; o grau de satisfação que sentem face às diferentes dimensões da vida; as alterações objetivas de vida individual e familiar que ocorreram durante este período e o grau de importância que atribuem a estas alterações para a sua perceção de bem-estar. O principal objetivo da presente publicação é, assim, o de dar a conhecer os principais resultados deste estudo.

Para mais informações ou aquisição visite o link

1995 – A Proteção Social na Europa

Relatório da Comissão das Comunidades Europeias, A Proteção Social na Europa 1995. COM (95) 457 final, Bruxelas, 31 outubro 1995

1993 – A Protecção Social na Europa

Relatório da Comissão das Comunidades Europeias,  A Proteção Social na Europa 1993, que procura contribuir para o “intercâmbio e para o desenvolvimento de novos estudos tendo em vista permitir aos Estados-membros e às instituições de protecção social obterem mais facilmente a informação de que carecem para definirem as suas opções e a acção que pretendem desenvolver”. Está organizado em três eixos de análise: descrição da situação relativa à proteção social; análise das alterações introduzidas nos sistemas nacionais desde o início dos anos 80; reflexão sobre os grandes problemas que afetam os sistemas de proteção social.

1992 – Relatório sobre Portugal do European Community Observatory on National Policies to Combat Social Exclusion

Relatório sobre pobreza e exclusão social em Portugal (1990-91) elaborado pelo European Community Observatory on National Policies to Combat Social Exclusion. Este relatório foi coordenado pelo Prof. José Pereirinha e atualiza os dados publicados num primeiro relatório, apresentado em 1990 e coordenado pela Prof. Manuela Silva.