Em Foco

Em Foco #8- Pobreza, isolamento e saúde mental nos idosos: breve retrato Português e riscos no contexto COVID-19

O envelhecimento populacional é um fenómeno generalizado um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Segundo dados do INE, em 2019 cerca de 22% da população portuguesa tinha 65 ou mais anos, tendo o Índice de Envelhecimento atingido um novo record máximo. À medida que o país – e o mundo- envelhecem, é fundamental que estas transformações sejam acompanhadas de políticas socioeconómicas capazes de responder a esta transformação demográfica e que promovam o combate dos fenómenos de isolamento, pobreza e exclusão social entre a população mais envelhecida.
No contexto atual de envelhecimento populacional torna-se essencial por isso uma análise que olhe de forma transversal à forma como a pobreza – da pobreza monetária ao empobrecimento social- condicionam a qualidade de vida e o bem-estar emocional das gerações mais velhas.
Neste EM FOCO #8 procuramos fazer uma análise resumida sobre os fenómenos de pobreza, isolamento e saúde mental na população idosa portuguesa. Em particular, procuramos sintetizar de que forma estes fenómenos se manifestam e como se interrelacionam entre si. À luz da literatura existente, procuramos ainda analisar o impacto que a recente pandemia de COVID-19 poderá ter na intensificação destes fenómenos.

Descarregar o Em Foco #8