COVID19 na Europa

Timelines: 2020 - 2029 Categories: Europeu

Após o surgimento do Covid 19 na China, em Wuhan, em novembro de 2019, são registados os primeiros casos de infeção por Covid 19 na Europa no fim de janeiro. Os  primeiros casos são identificados em França, segundo relatório da OMS ,de 25 de Janeiro, sobre a situação do Covid19 no mundo. Três dias depois um novo relatório da OMS aponta para o primeiro caso na Alemanha e no fim de janeiro há registo de infeção em 4 países europeus: França, Finlândia, Alemanha e Itália.

No dia 11 de março, a OMS declara que a epidemia de covid-19 chegou a uma fase de pandemia.  Ao longo do mês de março, o COVID19 alastra-se pelo continente europeu. Para conter o avanço do COVID19, proteger os sistemas de saúde e prevenir um aumento exponencial de infeções e de mortes, vários Estados adoptam medidas de isolamento social que abrangem proporções significativas das suas populações. As medidas de contenção ou mitigação da pandemia levam ao fecho de várias empresas e serviços com um forte impacto no desemprego e nas condições de vida das famílias. A Confederação Europeia de Sindicatos aponta para a existência de pelo menos um milhão de trabalhadores por conta de outrem que perderam os postos de trabalho na última quinzena de março. O total do desemprego e o seu impacto nas condições de vida é ainda mais elevado quando considerado os trabalhadores por conta própria e a menor proteção social desta população.

No fim de março, quase todos os países europeus registam casos de infeção por COVID19. No relatório de 31 de março, a OMS reporta a existência de 423 946 casos confirmados  e 26694 mortes na região europeia da OMS*.

*A região europeia da OMS é composta por 53 países e inclui alguns países do continente asiático como, por exemplo, Israel e Quirguistão.