Visando garantir o envolvimento de diferentes atores na construção de conhecimento e na elaboração de recomendações adequadas à realidade social dos diferentes contextos territoriais, o Observatório promove a auscultação de entidades públicas e privadas com responsabilidade no combate à pobreza, bem como de peritos e de cidadãos que vivenciam situações de pobreza e exclusão social.
A nossa visão
O Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza pretende ser uma referência nacional na produção de conhecimentos e recomendações sobre a luta contra a pobreza e a exclusão social, tendo em vista a promoção de políticas públicas e de intervenções territoriais orientadas de forma estratégica, articulada e eficaz.
A nossa missão
O Observatório Nacional tem como missão observar em permanência o fenómeno da pobreza e de exclusão social na sociedade portuguesa, atendendo não só às suas diversas manifestações e efeitos nas diferentes esferas da vida social, mas também aos processos de reprodução que lhe subjazem, sem deixar de examinar criticamente as estratégias de luta pela sua erradicação e respetivos impactos.
O Observatório Nacional
rege-se segundo valores de:
O Observatório procede ao estudo e análise do fenómeno da pobreza e da exclusão social, bem como das estratégias políticas para a sua erradicação, garantindo a diversificação metodológica necessária a uma maior profundidade e rigor científico do conhecimento produzido, bem como das formas e meios para a sua difusão.
A capacidade de observação social é baseada no método científico, através da utilização de técnicas e metodologias das ciências sociais. Para esse efeito, é assegurada a transparência face métodos utilizados na produção do conhecimento.
Tendo em conta a multidimensionalidade do fenómeno da pobreza e da exclusão social, bem como a necessidade de políticas públicas transversais para o seu combate, também o conhecimento e a leitura deste fenómeno têm de observar a garantia de uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar, complementada pelo envolvimento de profissionais de diferentes áreas disciplinares.
As atividades do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza são:
Criar e manter atualizado um sistema de informação estatística que compile e ofereça de forma sistematizada e atualizada dados de diversas fontes oficiais e capacite o Observatório para o estudo da multidimensionalidade do fenómeno da pobreza e da exclusão, bem como dos seus efeitos. O tratamento da informação será realizado atendendo a diversos campos da vida social (trabalho e emprego, rendimento, habitação, saúde, educação, proteção social, participação cívica, etc.), desagregando os dados por distrito sempre que possível, de maneira a conhecer o fenómeno nas suas diversas territorialidades.
Estudar criticamente, e em permanência, as diversas políticas, programas e critérios de combate à pobreza, quer no contexto nacional, quer no contexto europeu, de onde emanam as principais orientações de política pública neste âmbito de intervenção. Este trabalho incidirá não apenas na análise do discurso político propositivo, mas também sobre os seus planos operacionais e de execução, no sentido de melhor proceder a uma avaliação de impacto das medidas adotadas;
Desenvolver, testar e sistematizar estratégias metodológicas qualitativas adequadas à observação longitudinal do fenómeno da pobreza, permitindo um estudo mais fino de dimensões ocultadas por dados estatísticos e a sua correlação com a reprodutibilidade da situação de pobreza. Esta abordagem metodológica versará sobre dimensões do fenómeno que exigem uma incontornável aproximação ao local e que se relacionam com aspetos de difícil mensuração, como o são as representações sociais da pobreza, a avaliação das medidas de combate à pobreza pela voz dos seus públicos-alvo, a análise de trajetórias de mobilidade social e os impactos da pobreza nos processos de reprodução da situação social de origem, entre outras.