1994 – Prioridades da União Europeia na Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social (COPENHAGA 1995)

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU sobe as prioridades da União Europeia na Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social (COM(4) 669 de 21.12.1994). Esta comunicação apresenta os princípios e objetivos defendidos pela União Europeia na Cimeira e a provisão dos recursos necessários à sua execução.
Nas suas conclusões, este documento defende que ” As políticas nacionais deverão, no âmbito de uma ordem internacional que fixe objectivos e normas de equidade e de progresso social, integrados em políticas de crescimento estável e de desenvolvimento duradouro, ter por objectivo explícito a redução da pobreza, a promoção do emprego produtivo e a integração social, preservando, ao mesmo tempo, o ambiente.
(…)
A União Europeia irá prosseguir, por seu lado, garantindo, ao mesmo tempo, a máxima abertura do seu mercado, os esforços para criar o maior número de postos de trabalho, prevenir a exclusão social e revitalizar, nessa perspectiva, os sistemas de segurança social. A erradicação da pobreza e a integração de todas as componentes da sociedade constituirão os seus objectivos.”