Rendimento mediano e médio líquido por adulto equivalente por grau de urbanização

Rendimento (€) mediano e médio líquido por adulto equivalente por grau de urbanização

Notas:
Enquanto o INE disponibiliza os dados com base no seu período de referência (ano do EU-SILC – 1), os dados disponibilizados pelo Eurostat apresentam a dada do inquérito EU-SILC. Como tal, os dados do INE relativos a 2016 correspondem aos dados do EU-SILC de 2017.

O INE define o grau de urbanização da seguinte forma:

Áreas densamente povoadas: Conjunto contínuo de unidades locais (freguesias), em que pelo menos 50% da população vive em agrupamentos de alta densidade. Entende-se por agrupamentos de alta densidade agrupamentos de quadrículas contíguas com 1 Km2, com uma densidade populacional igual ou superior a 1 500 habitantes por km2 e possuindo, no seu conjunto, uma população total de, pelo menos, 50 000 habitantes.

Áreas medianamente povoadas: Conjunto contínuo de unidades locais (freguesias) que, não fazendo parte de uma área densamente povoada, apresentem cada uma, menos de 50% da população a viver em agrupamentos de alta densidade e menos de 50% da população a viver em quadrículas (células com 1 km2) que representam o espaço rural, isto é, quadrículas fora dos agrupamentos urbanos. Entende-se por agrupamentos urbanos, agrupamentos que correspondem a um conjunto de quadrículas contíguas com 1 km2, com uma densidade populacional igual ou superior a 300 habitantes por km2 e possuindo, no seu conjunto, uma população total de, pelo menos, 5 000 habitantes.

Áreas pouco povoadas: Conjunto de unidades locais (freguesias), em que mais de 50% da população vive em quadrículas classificadas como espaço rural.

Data de extração dos dados: 26/12/2018
Data atualização dos dados Eurostat: 14/12/2018