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Em Foco #12 – A Educação na RAM: uma década de evolução em análise

Definida como a privação das condições necessárias para termos acesso a uma vida digna, a pobreza é um fenómeno multidimensional que se manifesta não só sob a forma da carência de bens e serviços, mas também através de carência social (por exemplo, através da incapacidade dos indivíduos de participarem de modo igualitário na sociedade) ou em associação a fenómenos de exclusão social. Entre outros fatores, o baixo nível de escolaridade é um exemplo de um fator correlacionado com a pobreza e a exclusão social. Não só o acesso dos indivíduos a uma educação de qualidade influencia a empregabilidade das pessoas e a capacidade de os indivíduos acederem a um mercado de trabalho mais qualificado e aumentar os seus bens, como o acesso à educação é um elemento fundamental no desenvolvimento e capacitação pessoal dos indivíduos.

Segundo os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR) do INE, a Região Autónoma da Madeira é, segundo os dados, um dos territórios com maiores índices de pobreza e exclusão social. A par deste dado, de acordo com os censos 2011, a RAM era também um dos territórios onde a taxa de analfabetismo era maior. Neste “Em Foco 12 – A Educação na RAM: uma década de evolução em análise” procuramos, portanto, fazer a análise de alguns indicadores de forma a entender como, do ensino pré-escolar ao ensino universitário e através dos programas de aprendizagem ao longo da vida, a participação e sucesso escolar têm evoluído neste território.

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